[ Sobre o Projeto ]
Blockchain e competências digitais para a promoção de cadeias de valor mais sustentáveis no setor do craft.
Hoje em dia, o setor do craft na Europa enfrenta desafios importantes que precisam de uma resposta urgente. Questões como o uso de tecnologias digitais, a sustentabilidade, a passagem de conhecimento entre gerações, a inclusão e a concorrência estão no centro das preocupações.
Os consumidores procuram cada vez mais a sustentabilidade dos seus produtos, e isso tem tido um grande impacto no mercado do craft Europeu. No entanto, muitos artesãos, maioritariamente profissionais independentes e de pequenos negócios familiares, têm dificuldades em acompanhar estas exigências, principalmente devido ao seu acesso limitado a ferramentas digitais. Isso acaba por deixá-los em desvantagem, tornando-os mais vulneráveis à concorrência de empresas maiores ou de copycats que conseguem imitar os seus produtos com preços de produção muito mais baixos.
O TransparencyChain irá simplificar a adoção de tecnologias complexas, como o uso do blockchain para o rastreamento de proveniência desde as matérias primas até ao produto final, permitindo aos consumidores perceberem como, quando e por quem foram feitos os produtos que estão a comprar. O projeto irá também oferecer formação sobre ferramentas de marketing digital, permitindo aos artesãos aumentar as suas vendas através da adoção de estratégias mais eficazes.
Objetivos e Públicos-alvo do Projeto
Testar um programa de educação e formação profissional para simplificar a adoção de tecnologia pioneira no sector do craft.
Num programa piloto que terá lugar em Portugal, os especialistas do projeto formarão 4 educadores que irão prestar apoio técnico e orientar um grupo de artesãos e fornecedores de matérias primas no teste da nova plataforma de blockchain.
O principal objetivo do projeto é testar um programa de educação e formação profissional para simplificar a adoção de uma tecnologia pioneira de rastreamento de proveniência em blockchain no setor do craft e da produção artesanal, direcionado especialmente aos profissionais independentes e indústrias tradicionais, incluindo aqueles com acesso limitado a tecnologias digitais e à educação e formação profissional.
Públicos-alvo
Os grupos-alvo são educadores envolvidos na área do craft, produtores e distribuidores de matérias-primas e artesãos de todas as origens, incluindo aqueles que possam apresentar barreiras à sua participação. Incluem-se pessoas de todas as faixas etárias, de diferentes níveis de escolaridade, zonas de residências (mais acessíveis ou remotas), população migrante, indústrias familiares, etc.
Promover cadeias de valor ambiental e socialmente sustentáveis
Ao disponibilizar aos artesãos e educadores ferramentas práticas e conhecimentos sobre o rastreio de proveniência baseado em blockchain e marketing digital, o TransparencyChain criará as bases para cadeias de valor mais sustentáveis, transparentes e inclusivas, permitindo que os artesãos e os seus fornecedores rastreiem e certifiquem a origem dos seus materiais e processos de produção, aumentando as suas vendas através de uma estratégia de marketing digital eficaz.
Materiais Educativos Digitais
Manual do utilizador da nova plataforma de rastreio de providência baseada em blockchain
Manual sobre blockchain e utilização da plataforma
Manual sobre marketing digital e promoção de cadeias de valor transparentes
Plataforma de rastreio de proveniência baseada em blockchain
Uma nova plataforma de rastreio de proveniência baseada em blockchain que os participantes do programa irão testar
Programa Piloto
Sessões de formação: formação sobre como utilizar a plataforma, princípios do blockchain e marketing digital.
Teste da plataforma: a plataforma será utilizada e testada pelos participantes em duas regiões portuguesas (Norte e Sul).
Testes e avaliação: várias fases de testes e avaliação para garantir a eficácia e escalabilidade dos modelos de formação da plataforma.
Resultados do Projeto
Todos os resultados do projeto estarão disponíveis em Inglês e Portugês.
Junta-te a Esta Jornada
É um educador, artesão ou fornecedor de matérias primas interessado neste projeto?
Pode entrar em contacto connosco através do endereço info@transparencychain.org
[ Perguntas Frequentes ]
-
Trata-se de um programa de formação gratuito, focado no marketing digital e na promoção de cadeias de valor mais transparentes, que terá lugar em Portugal (Porto) no dia 14 de março de 2026. O objetivo é formar uma rede de educadores, artesãos e produtores de matérias-primas que irão testar uma nova plataforma de uso fácil e intuitivo, de rastreio de proveniência baseada em blockchain, promovendo novas competências digitais que os ajudarão a melhorar as suas vendas através do marketing digital.
Não é necessária qualquer experiência prévia em marketing, ferramentas digitais ou rastreamento de proveniência para participar no programa.
-
Procuramos educadores envolvidos na área do craft, produtores e distribuidores de matérias-primas e artesãos de todas as origens. Incluem-se pessoas de todas as faixas etárias, de diferentes níveis de escolaridade, zonas de residências (mais acessíveis ou remotas), população migrante, indústrias familiares, etc.
-
Não é necessária qualquer experiência prévia em marketing, ferramentas digitais, rastreamento de proveniência ou blockchain para participar no programa.
As sessões de formação do programa e os materiais educativos digitais conterão todos os conhecimentos necessários, para que os participantes sejam capazes de utilizar e testar a plataforma.
-
A Open Call para a submissão de candidaturas abrirá em Setembro de 2025 e terminará a 30 de Outubro de 2025. Seguir-se-á um período de avaliação das candidaturas e os resultados serão anunciados até ao final de Dezembro de 2025.
As sessões de formação acontecerão a 14 de Março de 2026. O teste da plataforma pelos participantes ocorrerá nos meses seguintes à sessão de formação, entre Março e Dezembro de 2026.
-
A Open Call para a apresentação de candidaturas para o programa de formação estará aberto de Setembro de 2025 a 30 de Outubro de 2025.
Seguir-se-á um período de avaliação e os resultados serão anunciados até ao final de Dezembro de 2025.
-
O programa cobre todas as despesas de deslocação de todos os participantes às sessões de formação no Porto, Portugal.